FORMAÇÃO MUSICAL

O objetivo do curso é capacitar os participantes visando desenvolver e aprimorar seu conhecimento musical.

Curso de Formação é destinado àqueles que buscam um aprendizado focado na prática de instrumentos musicais ou canto. Sua estrutura é dividida em três Módulos.

MÓDULO BÁSICO I e II

Duração: 02 SEMESTRES
Carga Horária: 120h (3 horas semanais)

Disciplinas:
Instrumento ou Canto: Introdução aos instrumentos musicais ou canto, em grupo (obs: é necessário o aluno possuir o instrumento).
Leitura e Escrita Musical: Iniciação à leitura e escrita musical.
Canto Coral: Desenvolvimento do solfejo, da leitura métrica e rítmica de forma prática

MÓDULO INTERMEDIÁRIO I, II E II

Duração: 03 SEMESTRES
Carga horária: 180h (média de 3 horas semanais)

Ingresso: teste de conhecimentos musicais básicos: leitura nas claves de sol, divisão rítmica. Isento para alunos concluintes do Módulo Básico do CMN.
Disciplinas
Instrumento ou Canto – Iniciação e desenvolvimento das técnicas básicas de um instrumento musical, em grupo.
Teoria Musical , Ditado e Solfejo – Compreensão e manipulação dos elementos estruturais da Teoria Musical. Conceitos básicos sobre funções harmônicas, condução de vozes e cifragem de acordes. Harmonização de melodias simples.
Prática de Conjunto – Iniciação à prática de conjunto, desenvolvendo repertório variado. Estímulo ao envolvimento do aluno desde a fase de ensaios até as apresentações.

MÓDULO AVANÇADO I, II e III

Duração: 03 SEMESTRES
Carga horária: 180h (3 horas semanais)

Ingresso: Teste de conhecimentos musicais:, teoria musical: intervalos, tonalidades e noções de harmonia. Isento para alunos concluintes do Módulo Intermediário III do CMN.

Disciplinas
Instrumento ou Canto– estudo de técnicas avançadas, repertório e improvisação, em grupo.
Harmonia e Percepção Auditiva – Compreensão auditiva de forma musicais e de estruturas harmônicas, melódicas e rítmicas.
Música de Conjunto – prática de diversos estilos musicais, em conjuntos formais: orquestra, banda, regionais, coros, madrigais…)

FORMAÇÃO MUSICAL

Musicalização Infantil

Promove o desenvolvimento da sensibilidade e expressividade dos alunos. Aulas individuais ou em grupo que englobam o aprendizado de múltiplos instrumentos tais como: flauta doce, violino e violão.

CURSOS LIVRES

Destinados a quem deseja ampliar seu aprendizado musical, de forma livre.

ARRANJO MUSICAL

Curso destinado a estudantes e profissionais interessados em iniciar, e/ou aprimorar, no conhecimento e prática do arranjo musical.

IMPROVISAÇÃO

Improvisar é testar as possibilidades oferecidas por uma música. Tocar contando uma nova história, por meio de novas frases e melodias.

HARMONIA FUNCIONAL

Em termos de teoria musical, a harmonia representa a maior parte do estudo, pois os principais conceitos de estruturas e composições trabalham harmonia profundamente.

Oficina de Ukulele

O Ukulele é um instrumento que vem ganhando cada vez mais popularidade.

História da Música

Venha estudar a história da música de maneira simples e descontraida no Conservatório de Música de Niterói.